Where your education choices meet experts

Quanto dinheiro consigo poupar ao mudar-me para outra cidade na Austrália?

mudar-se na Austrália

Só o processo de mudar de casa pode ser difícil por si só – quanto mais mudar-se para uma cidade completamente nova. Já pensaste nas despesas que tens que considerar para viveres o tipo de vida que queres? Aqui estão cinco passos chave a considerar para organizar uma rotina para a tua nova vida noutra cidade.

Comecemos pelo princípio.

1. Escolher um sítio para viver

A primeira coisa que tens que fazer é escolher onde queres viver. Podes escolher entre uma família anfitriã (alugas um quarto com uma família local), ou podes alugar uma cama ou um quarto e partilhar com outras pessoas de todo o mundo, o que na Austrália é conhecido como ‘sharehouse’. Outra opção é alugares uma casa ou um apartamento – mas isto pode ser uma opção cara na maioria das cidades.

Se já escolheste uma destas opções, considera experimentar outra. Já estás a viajar para fora do teu país, por isso já não é estranho saíres da tua zona de conforto. Desafiares-te a ti próprio ao experimentares coisas novas pode levar a resultados maravilhosos!

escolher onde queres viver na Australia. imagem do unsplash

Alugar um quarto é a escolha comum, em alguns casos pode incluir as contas todas (Internet, eletricidade, e água). Os preços normalmente são a partir dos:

  • 289$AU por semana (Sydney)
  • 216$AU por semana (Melbourne)
  • 201$AU por semana (Gold Coast)
  • 194$AU por semana (Canberra, Wollongong e Brisbane)
  • 184$AU por semana (Perth)
  • 176$AU por semana (Newcastle)
  • 167$AU por semana (Hobart e Adelaide)

Estes são os preços mínimos típicos que podes esperar, com custos semanais a aumentar o quanto possas imaginar. Terás a oportunidade de aprender, indiretamente, mais sobre outras culturas, porque o teu colega de quarto pode ser da América do Sul, da Europa, da África ou da Ásia.

Então, abre maps.google.pt ou gumtree.com.au e começa a procurar uma localização perto do local onte irás estudar. Tem em consideração que quanto mais perto a tua casa for da tua universidade ou escola, mais cara será.

Se conseguires, arranja uma bicicleta e roupas à prova de água. É o melhor conselho que te podemos dar para poupares dinheiro no que diz respeito a transportes!

Em que cidade é que o nosso conselho é relevante? Sinceramente, não interessa. Se decidires que não queres andar de bicicleta nem a pé como o teu meio de transporte principal, lembra-te que algumas cidades não têm uma rede de transportes dispersa e organizada.

A tabela seguinte, modificada da Wikipedia, mostra uma visão geral das redes de transportes públicos das maiores cidades da Austrália. Isto dar-te-á uma ideia do quão fácil (ou difícil!) será deslocares-te na cidade.

redes de transportes públicos da Austrália. imagem modificada de Wikipedia
  • P1 = Planeado para 2019
  • P2 = Em construção, abre em 2019 e
  • P3 = A construção da primeira secção foi iniciada em 2014 com uma data final estimada de 2019.

Os outros meios de transporte óbvios são autocarros, comboios, táxis, e Ubers (no entanto, lembra-te que os Ubers não estão autorizados a apanhar-te em alguns aeroportos da Austrália). Na Austrália, os transportes públicos costumam andar a horas.

As cidades de Sydney, Melbourne, Brisbane e Perth têm cartões de viajem físicos, chamados Opal, Myki, Go e SmartRider, respetivamente. Podem ser adquiridos nas estações de comboio, pontos de venda ou online.

Para além disto, em breve podem estar no teu telemóvel, visto que os cartões físicos vão acabar. O SBs reporta que o Ministro dos transportes de Nova Gales do Sul, Andrew Constance, disse recentemente ‘Podem usar os seus iPhones, os seus relógios inteligente, e claro, pagamento sem contacto através do cartão de crédito’.

Todos os cartões têm as suas vantagens e permitem-te deslocares-te pela cidade e pelas áreas metropolitanas.

cartões de viajem físicos na Australia

Consulta os seguintes links para saberes mais sobre cada cartão, como usá-lo, preços, e horários. Usa os links para planeares viagens na tua futura cidade.

3. Encontrar sítios para comer

Como deves imaginar, há imensas opções para tomares o pequeno-almoço, almoço ou jantar em qualquer cidade. Desde refeições de pub australianos e pratos peruanos, até opções mediterrânicas e tailandesas, a variedade é imensa.

No entanto, se és como a maioria dos estudantes, um dos teus principais objetivos é poupar dinheiro. Então, a tua melhor opção é comprares em supermercados e mercados locais e cozinhares em casa. Não sabes cozinhar? Vê algumas receitas no YouTube!

sítios para comer na australia

O Aldi é um dos supermercados mais baratos da Austrália. Um cesto de produtos de marca custa em média 170$ no Coles, 168$ no Woolworths, e apenas 103$ no Ald. Então, quando fizeres compras no Aldi, podes poupar até 50% do teu orçamento. Nada mau!

4. Encontrar um Emprego

Último mas não menos importante, é encontrar um emprego. No final das contas precisas de ter dinheiro antes de poderes poupá-lo! Tens que ter em conta as tuas restrições do visto, claro. Se tens um visto de estudante, deves poder trabalhar 40 horas por quinzena – mas certifica-te que consultas as tuas circunstâncias individuais.

Existem imensos trabalhos em part-time disponíveis na maioria das cidades australianas, e se já completaste um curso vocacional, podes usar os teus contactos para encontrar oportunidades melhores. Pensa: os teus antigos colegas de turma, professores, e contactos que tenhas feito em qualquer unidades de aprendizagem prática.

trabalhar na Australia

Aqui estão mais alguns recursos para a tua futura procura de emprego:

5. Nunca parar de aprender

A Austrália transborda oportunidades de aprendizagem. Existem cursos vocacionais, cursos intensivos de inglês, Diplomas, Bacharelatos, Mestrados e Doutoramentos numa enorme variedade de áras. Os nossos profissionais de educação terão todo o prazer em ajudar-te a encontrar um curso que te ajudará a alcançar os teus objetivos – de forma gratuita. Podes perguntar-lhes quantas questões quiseres – como a qualidade da escola ou universidade para onde pensas ir estudar, o custo dos cursos, a sua localização, e muito mais. Eles ajudar-te-ão a encontrar o certo para ti.

Estas são cinco necessidades básicas – abrigo, transportes, comida, trabalho e educação – absolutamente essenciais para uma vida plena. É extremamente importante medires o que podes ou não pagar. As considerações mencionadas roçam apenas a superfície. Leva o tempo necessário para analisares as tuas opções!

Leave A Comment

© Copyright 2018 All rights reserved | Sofiri Pty Ltd | Australia | ABN 76 613 605 066