Where your education choices meet experts

Trabalhar na Austrália para estudantes internacionais (TFN e ABN)

Trabalhar na Austrália ABN e TFN

Pode-se trabalhar na Austrália? Esta é a pergunta mais frequente entre estudantes internacionais que estão a pensar estudar na Austrália e seguramente é uma das primeiras que fizeste a ti mesmo.

E a resposta é SIM. Legalmente, podem-se trabalhar 40 horas quinzenais na Austrália, equivalente a um trabalho part-time. Para além disto, há a sorte de poderes trabalhar a tempo inteiro quando estiveres de férias.

Se tens um bom domínio de inglês podes encontrar trabalhos mais bem pagos e, se não tiveres, podes fazer trabalhos operacionais onde o pagamento é menor. Lê o seguinte artigo se queres ver que tipos de cursos de inglês podes estudar na Austrália.

O que devo fazer para começar a trabalhar na Austrália?

TFN Australia Trabalhar

A primeira coisa que deves fazer é solicitar o TFN (Tax File Number), que é um número que te indentifica tributariamente e que cada pessoa que trabalha para um empregador na Austrália deve ter.

Faz isto o mais rápido possível, visto que a sede de IRS australiana tem até vinte e oito (28) dias para te enviar o número para a tua residência.

A informação que te pedirão é a seguinte:

  • Passaporte ou número de documento de viagem
  • País de origem tal como aparece no teu passaporte
  • Nombre tal como aparece no teu passaporte
  • Outros nomes, caso os tenhas
  • Informação do teu parceiro/a
  • Morada de residência e código postal
  • Informação de contacto (número de telefone e email)

Logo que tiveres o teu TFN podes trabalhar na Austrália sem nenhum inconveniente. Páginas como seek.com e gumtree.com podem ajudar-te a encontrar uma boa oportunidade de trabalho.

Pede o teu TFN clicando aqui

Há outro número de identificação tributária diferente do TFN?

ABN Australia Trabalhar

Assim como existe o TFN, que é para perssoas que são empregadas em negócios privados, também existe o ABN (Australian Business Number), que é um número para identificar tributariamente negócios, trabalhadores independentes ou contratantes.

Este número de identificação não é usado habitualmente por estudantes internacionais, mas é importante que conheças o seu funcionamento se nos teus tempos livres também queiras trabalhar na Austrália.

Por exemplo, se ofereces um serviço profissional ou técnico e tenhas feito um trabalho para um cliente. O procedimento legal é gerar uma fatura que contenha o teu número ABN para que te paguem.

Ao contrário do TFN, com o ABN tu mesmo deves deduzir impostos e declará-lo no período indicado pelo escritório de impostos australianos.

Lê o seguinte artigo se queres saber quais são as profissões com maior relevância para o mercado australiano e, de facto, obter residência australiana.

Pede o teu ABN clicando aqui

Posso usar um ABN e um TFN ao mesmo tempo?

Para trabalhar na Austrália, não tem problema se usas ambas as identicações tributárias. Posto isto, tens que organizar muito bem a tua contabilidade, para que na declaração anual não tenhas nenhum inconveniente.

Qual é o salário mínimo na Austrália?

salário mínimo na Austrália banner

O salário mínimo na Austrália é de 18.93$ AUD por hora, e se trabalhas 40 horas formalmente podes ganhar desde 757.20$ AUD por quinzena. Se queres ter um melhor salário, podes fazer cursos vocacionais que certifiquen as tuas capacidades.

Nota: Se o teu trabalho for legal e estiveres a receber um salário menor ao mínimo estabelecido, não hesistes em recorrer à Defensoria de Trabalho Justo (Fair Work Ombudsman), os estudantes internacionais não o fazem por falta de conhecimento, mas esta entidade governamental encarrega-se de promover locais de trabalho harmoniosos, produtivos e cooperativos. Oferecem informação e aconselhamento; analisam as quixas no local de trabalho e fazem cumprir as leis do bem comum no local de trabalho.

Se estás a pensar em estudar e trabalhar na Austrália, considera a Sofiri. Com a Sofiri, podes obter aconselhamento gratuito sobre cursos, apoio na tua candidatura e, também, ajuda com o teu visto. Obterás orientação durante toda a tua viagem e respostas às tuas questões em cada passo do teu caminho.

E o melhor de tudo? Usar a Sofiri é completamente grátis. Se aceitares uma oferta numa universidade ou colégio, pagarás o mesmo que se te candidatasses diretamente a uma universidade.

Podes começar agora mesmo, só tens que clicar no botão seguinte.

Leave A Comment

© Copyright 2018 All rights reserved | Sofiri Pty Ltd | Australia | ABN 76 613 605 066