Sofiri – IQAP – Peer to Peer Student Recruitment and Admissions Platform

Receber salário enquanto aprende: Encontre um emprego como estudante internacional

Muitos países permitem que estudantes internacionais aproveitem ao máximo seu tempo no exterior, encontrando um emprego. Eles entendem que ganhar dinheiro enquanto aprende, entrar em contato com a cultura, aumentar sua rede social,desenvolver um portfólio ou até retomar um primeiro emprego profissional no exterior pode ser um fator decisivo na busca por destinos internacionais.

Mas a procura de emprego como estudante internacional pode ser difícil, pois os empregadores podem desconhecer as diferenças culturais e os requisitos de visto. Por isso, preparamos este guia com recomendações de nossos estudantes e especialistas:

  1. Regras e regulamentos:
    Procure conhecer as regras e regulamentos que afetam seu status de emprego no país que você escolheu. Enquanto países como Canadá, Irlanda, Austrália ou Inglaterra permitem trabalhar no máximo 20 horas por semana durante o período letivo e em período integral durante os feriados, outros países podem ter condições diferentes.

Converse com seu especialista em educação para conhecer seus direitos e limitações no trabalho. Eles também poderão te ajudar a entender qualquer outra documentação necessária para começar a trabalhar.

  1. Atualize seu currículo para seu novo país:

Isso pode parecer óbvio, mas você sabia que a maneira como nos apresentamos em um currículo pode mudar de um país para outro?

Por exemplo, enquanto alguns países preferem currículos com fotos e idade, em outros há leis de discriminação mais rígidas, então isso não é algo que você deve incluir.

O seu especialista poderá te aconselhar a elaborar o seu CV de acordo com o seu destino.

  1. Use os recursos de sua faculdade / universidade:

Muitos campus oferecem serviços de carreira para estudantes internacionais. Faça uma reunião com seu instrutor para obter conselhos sobre empresas potencialmente interessadas em pessoas com seu perfil, como melhorar seu currículo para torná-lo mais atraente e para se informar sobre as feiras de carreira ou as agências de recrutamento próximas.

  1. Aumente sua empregabilidade:

Muitas empresas solicitarão referências profissionais, no entanto, não estão dispostas a ligar para empresas no exterior. Encontrar um emprego como voluntário ou estagiário ajudará os estudantes internacionais a obter alguma experiência prática no campo em que eles estão interessados ​​e também pode levar a uma carta de recomendação local.

  1. Participe de eventos e amplie sua rede de contatos:

O crescimento da sua rede é um fator essencial para aprimorar suas possibilidades de trabalho.

Participar de eventos como o Startup Weekend ajudará você a conhecer pessoas afins, apaixonadas por suas carreiras ou procurando iniciar uma nova empresa. Ao ter a oportunidade de mostrar a eles do que você é capaz, você potencialmente encontrará mais oportunidades.

Aplicativos como o Meetup ajudarão você a conhecer pessoas com interesses semelhantes, tanto na sua vida profissional quanto no entretenimento.

  1. Use suas habilidades empreendedoras:

Vários empregadores valorizam as habilidades empreendedoras que um funcionário em potencial possui. Se você está lutando para encontrar uma oportunidade que atenda às suas necessidades, crie-a.

Alguns de nossos estudantes Sofiri realizaram com sucesso aulas de idiomas e dança ou prestaram serviços como freelancers.

  1. Esteja online:

Use sites de busca de emprego, conecte-se com pessoas do seu setor via LinkedIn e anuncie suas qualificações, realizações e experiência, participe de grupos do Facebook relacionados ao seu setor (sempre existem grupos como “Rede de Pequenas Empresas em (cidade)”.

Deseja dar o primeiro passo e conversar com um especialista sobre suas possibilidades de ganhar enquanto aprende em um destino internacional?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.