Where your education choices meet experts

Como solicitar o visto de estudante para Malta

Malta é um arquipélago composto por cinco ilhas localizadas no Mar Mediterrâneo, no continente europeu, entre a Itália e a Tunísia (norte da África). Três das cinco ilhas são habitadas: Malta, Comino e Gozo.

A ilha de Malta é a maior e mais importante, visto que abriga a cidade de Valletta, capital nacional, além de possuir cerca de 320 monumentos antigos no interior de fortificações. As ilhas de Malta e Gozo abrigam as mais antigas construções humanas conhecidas, os Templos Megalíticos, considerados patrimônios da humanidade.

O país é uma ex-colônia britânica, cuja independência foi obtida no dia 24 de setembro de 1964. Malta integra a Comunidade Britânica, associação formada pelo Reino Unido e suas ex-colônias.

A nação apresenta grande desenvolvimento econômico, sendo o turismo e as indústrias têxteis, naval, alimentícia e eletrônica a base da economia nacional.

Malta é um destino paradisíaco e que atende às expectativas de todas as idades. Apesar de seu tamanho pequeno, existe muito o que fazer em Malta se você pretende fazer um intercâmbio de curta ou longa duração. Famosa por suas paisagens naturais, a ilha ainda oferece muita opção de entretenimento, principalmente quando falamos de vida noturna. Se você quer estudar em Malta por mais de 90 dias, você precisa entender como estender o visto de estudante em Malta.

Como funciona o visto em Malta?

Visto de Turismo (Até 90 dias)

Desde dezembro de 2015, estudantes com passaporte Brasileiro NÃO precisam mais de visto para entrar em Malta para estudar até 90 dias. O visto de turista é dado na entrada de Malta após a apresentação dos seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Objetivos da visita em Malta;
  • Comprovante do curso;
  • Endereço da acomodação;
  • Comprovante de renda para de manter em Malta durante os 90 dias;
  • Seguro Viagem com cobertura de pelo menos 30.000 euros.

Visto de Estudo e Trabalho (Mais de 90 dias)

Para cursos com maior duração, é necessário entrar no país com uma confirmação de matrícula com duração máxima de 90 dias para que o visto de turista seja emitido na entrada do país. Uma vez já iniciado o curso, o estudante precisa solicitar a extensão do visto, ou seja, a troca para o visto de estudante LONG STAY “D”, que será emitido para permanência máxima de 365 dias. Este visto só pode ser solicitado em Malta, já que no Brasil não há consulado Maltês.

O visto de estudante para Malta é válido para cursos com duração superior a 3 meses. Não é necessário tirar este visto de estudante para Malta no Brasil. Mas, é preciso solicitar o mesmo dentro de Malta. É importante saber que o curso deve ter carga horária de 15 horas semanais ou mais.

Brasileiros podem estudar e trabalhar em Malta se o curso a ser estudado no país tiver duração superior a 90 dias. Os estudantes de inglês em Malta têm a permissão de trabalho a partir da 13ª semana.

Com o visto estendido aprovado em Malta, o estudante pode arrumar um emprego e assim solicitar uma permissão de trabalho. O estudante tem permissão para trabalhar legalmente 20 horas semanais. O salário mínimo é de aproximadamente EUR4.60 por hora.


Para solicitar a extensão do visto o estudante deve comparecer pessoalmente a Central Visa Unit que é a central de vistos de Malta. É recomendado que o estudante solicite a extensão do curso nas 2 primeiras semanas após sua chegada ao país.

Pagamento da taxa de aplicação deste visto no valor de 66,00 Euros (sujeito a alteração). Esta taxa deve ser paga em dinheiro.

É muito importante levar todos os documentos citados abaixo, os quais devem ser apresentados na secretaria da escola escolhida nas primeiras duas semanas, a fim de iniciar o processo de solicitação de visto.

Os seguintes documentos devem ser apresentados:

  • Preenchimento do formulário de aplicação de visto;
  • Duas fotos tamanho passaporte;
  • Passaporte original. Este deve ter a validade do curso que vai estudar mais três meses;
  • Cópia das páginas do passaporte;
  • Carta de aceitação da escola de Malta. A carta deve mostrar os valores pagos e detalhar o curso que está fazendo em Malta com duração superior a 3 meses;
  • Comprovação financeira para se manter em Malta. É preciso comprovar que o estudante tem dinheiro suficiente pelo período total da estada. O valor a ser comprovado deve ser correspondente a 75% do salário mínimo de Malta para cada mês de estadia. Falando em valores isso corresponde a 18 Euros por dia, se o estudante já tiver pago o período total de acomodação, de acordo com o período do curso. É só multiplicar este valor diário vezes 30 dias e depois vezes os meses de estudo em Malta. Se o estudante não tiver pago o período integral de acomodação deve-se mostrar 30,00 Euros por dia. É possível comprovar esta quantia através de um extrato bancário de uma conta do Brasil. O extrato deve mostrar o nome do estudante e deve acompanhar um cartão de débito que possa ser usado em Malta.
  • Comprovação de acomodação em Malta.
  • Seguro Saúde dentro das regras do tratado de Schengen válido pelo período do curso em Malta (Cobertura mínima de €30,000).
  • Passagem aérea de retorno correspondente ao término do curso;
  • Pagamento da taxa de aplicação deste visto

Os documentos devem estar em inglês. O tempo de análise do pedido de visto é de cerca de 4 semanas. Durante este processo o estudante não pode deixar Malta.

A escola entregará os documentos que faltam e revisará todos os documentos necessários para processar o pedido.

Quando todos os documentos estiverem reunidos, eles devem ser entregues na Unidade de vistos, de acordo com os seguintes horários.

Terças e quartas-feiras: das 9h às 12h para pedidos de extensão de visto; das 13h às 14h para coleta de passaporte. Central Visa Unit.

A duração do visto será de acordo com a duração do curso. É possível ficar em Malta estudando inglês por até 1 ano. Após esse período o estudante deverá aplicar para o visto Residency Visa.

É possível trabalhar a partir de 16 anos, porém alunos de 16 e 17 anos devem ter uma autorização dos pais.

Estudantes brasileiros precisam de Vacina?

Malta exige a vacina da febre amarela. Apresentar Certificado Internacional de Vacinação.

ATENÇÃO! O tempo mínimo de processamento é de 6 semanas e pode levar até 16 semanas. Tenha em mente que durante o tempo de processamento não é possível tirar férias fora de Malta.

Quer mais?

Para obter mais informações sobre o visto de estudante para Malta, seus cursos para estudantes internacionais, e iniciar uma inscrição, basta registrar-se e escolher um especialista em educação para te guiar e resolver quaisquer preocupações que possa ter, além de te aconselhar de graça, mesmo em seu processo de visto.

E o melhor de tudo? O uso de Sofiri é totalmente gratuito. Se você aceitar uma oferta em uma escola, universidade ou faculdade, pagará as mesmas taxas que fosse pagar diretamente para um provedor de educação. Você pode começar agora mesmo, clicando no próximo botão.

Leave A Comment

© Copyright 2020 All rights reserved | Sofiri Pty Ltd | Australia | ABN 76 613 605 066